LABINC

Profª Cássia Duarte - 4º Ano

O Laboratório de Iniciação Científica do JPSul é um espaço de investigação e construção de conhecimento significativo, associando a teoria à prática, à realidade dos seus membros e à comunidade escolar. O Labinc é um espaço de leituras diversas, troca de ideias e de experiências e crescimento conjunto, de estímulo a “fazer ciência”, mas no sentido de compreender a ciência presente no cotidiano e de proporcionar aos alunos condições para que resolvam por si próprios seus problemas. Nesse ano de 2020, o Labinc se aventurou na construção de uma série no canal YouTube, em aulas práticas com experimentos e discussões, além das pesquisas científicas desenvolvidas pelos estudantes a partir de suas curiosidades. A metodologia do Labinc trabalha em favor de uma escola ativa e em favor da cooperação entre alunos. Isso é ser JPSul.

Chernobyl: o passado que se esconde torna o futuro incerto.

Isabela Cassalha e Giovana Togni.

Como o avanço da tecnologia pode mudar sua vida?

Heloísa Valente e Lorena Paggiarin.

Dependência química de açúcar?

Liz Severo e Natalia Dini.

Lixo na escola.

Felipe Cesar, Lara Severo e Rafael Mota.

"Maria vai com as outras!” O impacto da pressão de grupo nas nossas decisões.

Mariana Krause, Bianca Stefani e Maria Fernanda Campani.

Microplásticos e os impactos que eles causam no organismo dos seres vivos.

Manuela Argemi e Sofie Campos.

Por que o nosso intestino é chamado de segundo cérebro?

Arthur Ruschel, Matheus Borne e Bernardo Nogueira.

Satélites artificiais.

Amanda Marks, Eduarda Teixeira, João Caminha e Miguel Villar.

Tecnologia robótica na medicina.

Rafael Ravazzolo, João Gavião, Adriano Souza e João Silva.

Vivendo em comunidades: você já ouviu falar em ecovilas?

Pedro Egea, Giovanna Prati e Nicolas Freitas.

Existe ciência na mitologia?

Aline Emery, Arthur Jaques e Juliana Emery.

Profª Simone Azevedo

O estudo de química no Labinc surgiu com o objetivo de incentivar o interesse dos alunos do ensino médio pela disciplina e descobrir jovens talentos com caráter investigativo e competitivo.
Os encontros semanais abordam o conteúdo pela análise de situações problemas com o objetivo de relacioná-los, de forma contextualizada, com o cotidiano do aluno exigindo, assim, que o educando assuma um pensamento crítico e reflexivo diante da resolução de dilemas atuais.