O Laboratório de Iniciação Científica do JPSul é um espaço de investigação e construção de conhecimento significativo, associando a teoria à prática, à realidade dos seus membros e à comunidade escolar. O Labinc é um espaço de leituras diversas, troca de ideias e de experiências e crescimento conjunto, de estímulo a “fazer ciência”, mas no sentido de compreender a ciência presente no cotidiano e de proporcionar aos alunos condições para que resolvam por si próprios seus problemas. Nesse ano de 2020, o Labinc se aventurou na construção de uma série no canal YouTube, em aulas práticas com experimentos e discussões, além das pesquisas científicas desenvolvidas pelos estudantes a partir de suas curiosidades. A metodologia do Labinc trabalha em favor de uma escola ativa e em favor da cooperação entre alunos. Isso é ser JPSul.
Chernobyl: o passado que se esconde torna o futuro incerto.
Isabela Cassalha e Giovana Togni.
Como o avanço da tecnologia pode
mudar sua vida?
Heloísa Valente e Lorena Paggiarin.
Dependência química de açúcar?
Liz Severo e Natalia Dini.
Lixo na escola.
Felipe Cesar, Lara Severo e Rafael Mota.
"Maria vai com as outras!” O impacto da
pressão de grupo nas nossas decisões.
Mariana Krause, Bianca Stefani e Maria Fernanda Campani.
Microplásticos e os impactos que eles
causam no organismo dos seres vivos.
Manuela Argemi e Sofie Campos.
Por que o nosso intestino é chamado
de segundo cérebro?
Arthur Ruschel, Matheus Borne e Bernardo Nogueira.
Satélites artificiais.
Amanda Marks, Eduarda Teixeira, João Caminha e Miguel Villar.
Tecnologia robótica na medicina.
Rafael Ravazzolo, João Gavião, Adriano Souza e João Silva.
Vivendo em comunidades: você já
ouviu falar em ecovilas?
Pedro Egea, Giovanna Prati e Nicolas Freitas.
Existe ciência na mitologia?
Aline Emery, Arthur Jaques e Juliana Emery.
Profª Simone Azevedo
O estudo de química no Labinc surgiu com o objetivo de incentivar o interesse dos alunos do ensino médio pela disciplina e descobrir jovens talentos com caráter investigativo e competitivo. Os encontros semanais abordam o conteúdo pela análise de situações problemas com o objetivo de relacioná-los, de forma contextualizada, com o cotidiano do aluno exigindo, assim, que o educando assuma um pensamento crítico e reflexivo diante da resolução de dilemas atuais.